quinta-feira, 31 de março de 2011

O "Gaudi Brasileiro" - Estevão Silva da Conceição.

 Estevão Silva da Conceição, é  baiano de Santo Estevão, grotão da Bahia. Não chegou a concluir o primeiro grau e veio para São Paulo procurando uma melhor condição de vida. Trabalhou como vigia noturno de uma obra, montador de estruturas de ferro e  na construção civil durante dez anos.  Atualmente é porteiro em um prédio de classe alta de São Paulo.  
Em 1986,  Estevão começou  a erguer sua casa no meio da favela de Paraisópolis, uma das mais populosas da capital paulistana.  A obra, com direito a jardim no estilo Parque Güell, chamou a atenção dos organizadores do aniversário de 150 anos de Gaudi
Em 2002, o baiano embarcou para a Espanha e participou dos festejos e ainda foi estrela de um documentário, dirigido pelo brasileiro Sergio Oksman, exibido pela TV Odisséia, canal a cabo espanhol.
Estevão não gosta quando dizem que sua casa é feita de lixo
 "Fico bravo quando as pessoas dizem que fiz minha casa com lixo. Eu comprei muita coisa, a maioria. Cimento não se acha na rua, né?"
"Comecei plantando uma pequena roseira, e como cresceu muito, fui construindo uma armação de ferro e para guiá-la, que fui forrando com cimento, terra e pedras e mosaicos".

Mais um belíssimo exemplo de arquitetura espontânea!















3 comentários:

  1. Belíssimo post.Dá um grande alento ver uma pessoa sem instrução formal,como o Estêvão,criar algo tão belo.Não fica a dever, em nada,ao artista catalão.Realmente,arte não se aprende,se nasce artista.As formas arredondadas são como as que a natureza cria,por isso nos agrada tanto.E a composição com peças insólitas, e cerâmicas,formam mosaicos fantásticos.A harmonia agrada à alma e aos olhos. O que mais dizer? Parabéns ao nosso Gaudi,e parabéns a você por esta fantástica matéria.

    ResponderExcluir
  2. Incrível termos um Estevão, mais incrível é termos pessoas que reconhecem e divulgam a arte da alma.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente FANTÁSTICO!!!!!! amo esse trabalho!!! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir