sexta-feira, 4 de março de 2011

Informações úteis sobre pincéis.





 Tipos de Pêlos:


KOLINSKY (Kolinsky Sable) São pelos de Marta Kolinsky, pequenos animais silvestres encontrados em países de clima frio como a Sibéria e o Norte da Manchúria. Os pelos são retirados de suas caudas e possuem pontas longas, finíssimas, além de grande suavidade e resistência. O preço destes pelos, por grama, costumam ser mais altos que os preços do ouro, e variam de acordo com seu comprimento. Os pelos "curtos" tem aproximadamente 25mm, e os pelos "longos" 50mm (que chegam a custar até 6 vezes mais!). São considerados os pêlos mais raros e valiosos do mundo! Portanto os melhores.
 
MARTA VERMELHA (Red Sable) São também pequenos animais encontrados em regiões de clima temperado. A mais comum e utilizada é a Marta Vermelha, mas há variações de Marta, a Doninha (Weasel), a Coreana (Korean) e a Chinesa (Chinese).  De suas caudas são extraídos pêlos suaves de cor avermelhada com pontas muito finas e de grande elasticidade (porém são pelos mais curtos que os Kolinsky). São também pêlos valiosos. 

MARTA RUSSA (Fitch) Outra variação de Marta, a Iltis. Este nome descreve qualidades de pelos de Marta Russa, com uma capacidade de absorção de tinta muito boa, permitindo agrupar os pelos com excelente alinhamento. Normalmente usados na fabricação de pincéis artísticos e para decoração. 

IMITAÇÃO DE MARTA (Sabeline) São pêlos de orelha de boi, selecionados e tratados, tingidos na cor dos pelos de marta. São finos e resistentes.

TEXUGO (Badger) Pelo bicolor (preto e cinza ou preto e bege) com formato cônico, sendo fino na base próximo a virola e mais bojudo nas pontas. O pelo de Texugo é mais usado em pincéis tipo "leque" ou pincéis "suavizadores" para pinturas especiais.

MANGUSTO (Mongoose) Os pêlos de Mangusto, um mamífero natural da Índia, oferecem as condições fundamentais para a confecção de pincéis artísticos com boa elasticidade e grande capacidade de retenção da tinta.

ESQUILO (Squirrel ou Petit-Gris) São pêlos extraídos das caudas de esquilo. A cor, o nome e a qualidade dos pelos variam de acordo com o tipo de esquilo e quão fria é a região em que vive: Kazan (ou Marrom), Saccamina (ou Azul), Canadian (ou Dourado), Talahutky e o Cinza. Pêlos extra-suaves com pontas muito finas. Ideais para Aquarela.

ORELHA DE BOI (Ox-ear) Pêlos provenientes de diversas raças de boi. Finos e resistentes.

CAMELO (Camel) É a denominação tradicional, utilizada pela indústria de pincéis no mundo todo, para identificar os pelos suaves de Camelo (Camel). 

PÔNEI (Pony) Similar ao pelo de Camelo. São geralmente usados na fabricação de pincéis "escolares".

CABRA (Goat) Os pelos de Cabra (pretos e brancos) são muito usados na fabricação de pincéis mais baratos e pincéis para maquiagem.  

CERDA DE PORCO (Hog Bristle) As cerdas retiradas de porco são fortes, duráveis e flexíveis. Indicadas para tintas espessas como óleo e acrílica. Somente as cerdas de porco têm a terminação de cada fio subdividida em duas ou três pontas, característica que facilita a retenção de tinta no pincel.

CERDA CHINESA (Chinese White Bristle) Idem às cerdas de porco acima, porém de animais provenientes da China, onde as condições do clima e a idade do abate dos animais fazem com que seus pelos sejam mais longos, sedosos e de melhor qualidade que os de porco tradicional. Normalmente são fervidas por duas horas e recebem um tratamento especial de branqueamento.

QUATI (Raccoon) (sem detalhes)

FILAMENTOS SINTÉTICO (Synthetic Filaments) Geralmente são pelos fabricados a partir fibras sintéticas como o Nylon, a Poliamida e o Poliéster com filamentos finíssimos (0,10mm a 0,07mm). Eles existem em diversas cores e tonalidades (branco, marrom escuro, marrom claro, dourado, laranja e preto) Possuem características próprias podendo ser finos ou grossos, completamente lisos ou um tanto ásperos. Com pontas cônicas, elásticas e com maior resistência que os pelos de animais.  

CRINA DE CAVALO (Horse) Não são usados para fabricação de pincéis artísticos por serem muito rústicos. São usados para confecção de escovas.



Montagem O processo de fabricação de um pincel é todo feito manualmente, desde a seleção dos pelos até a montagem final.




Cabo Dependendo da técnica a que se destina o pincel, o comprimento do cabo varia, sendo curto ou longo. O equilíbrio e a estabilidade de cada pincel é de vital importância assim como a distancia entre o artista e a obra. Por essas razões possuem cabos curtos para aquarela, guache e nanquim e cabos longos para pintura em tela, a óleo ou acrílica.

Virolas A Virola é o elemento de ligação entre o pêlo e o cabo do pincel. Em geral são feitas de alumínio polido, latão cromado, niquelado ou cobreado.


Cuidados & Manutenção
  • Sempre lave o pincel imediatamente após o uso.
  • Mergulhe o pincel na água ou solvente próprio por um tempo suficiente a fim de retirar todos os resíduos de tinta.
  • Nunca deixe a tinta secar no pincel.
  • Não deixe acumular tinta próxima a virola. O acumulo de tinta neste ponto fará com que seu pincel se deforme, perdendo sua forma original.
Pincéis artísticos devem ser guardados ou acondicionados na posição vertical, de preferência dentro de um pote com os pelos voltados para cima. Os pincéis se deformarão caso fiquem apoiados sobre seus pelos.
  • Para guardar seus pincéis por um longo período, antes, lave-os, enxágüe-os e depois os mergulhe numa solução de água com 5% de goma arábica. Retire o excesso da solução e modele os pelos com os dedos para que tomem sua forma original. Após secarem guarde-os na posição horizontal, lembrando sempre de protege-los bem numa caixa fechada, evitando assim insetos e traças. Quando for reutiliza-los, esfregue gentilmente os pelos com os dedos para soltar a goma.
  • Seus pincéis não devem ser transportados soltos dentro de um estojo, pois eles irão bater com as pontas dos pelos dentro da caixa. Use uma esteira de bambu ou mesmo uma cartolina rígida para enrolar seus pincéis prendendo-os com um elástico, evitando assim que eles se estraguem.
  • Deve-se evitar o uso de pincéis de pelo natural com as tintas acrílicas, pois elas tendem a desgastar mais rapidamente os pelos deteriorando a forma original do pincel. Prefira os pincéis de fios sintéticos que além de serem mais resistentes oferecem maior fluidez para as tintas acrílicas. Um cuidado especial deve ser tomado: Jamais deixe secar a tinta acrílica no pincel.
    (Caso isto aconteça dificilmente o pincel poderá ser recuperado)
  • O uso do mesmo pincel com diversas tintas deve ser evitado. Pincéis usados com tintas à base de água (aquarela, guache, nanquim e acrílica) jamais devem ser usados com tintas a base de óleo e vice-versa.
O uso excessivo de solventes fortes e removedores de tinta arruínam os pincéis. Lave os pincéis logo após o uso, para não ter que usar posteriormente os removedores de tinta.

Lavagem dos pincéis de acordo com a tinta utilizada: Tintas a base de água: - Use água fria e sabão neutro. Enxágüe bem. Tintas a base de óleo: - Use terebentina ou aguarrás, em seguida lave com água morna e sabão neutro. Enxague bem.

Fonte: Michelangelo Materiais Artístico

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