terça-feira, 15 de março de 2011

Hiperrealismo ou Fotorrealismo

O termo remete a uma tendência artística que teve lugar no final da década de 1960, sobretudo em Nova York e na Califórnia -  Estados Unidos. 

Trata-se da retomada do realismo na arte contemporânea, contrariando as direções abertas pelo minimalismo e pelas pesquisas formais da arte abstrata

Nesse estilo de pintura, a imagem fotográfica é um recurso permanente para os "novos realistas", sendo utilizada de diversas maneiras, sobretudo, como meio para obter as informações do mundo - pinta-se a partir delas -. 

Dizem os seus adeptos que não é um recuo à tradição realista do século XIX, uma vez que o "novo realismo" finca raízes na cena contemporânea e se beneficia da vida moderna em todas as suas dimensões, pois é ela que fornece a matéria (temas) e os meios (materiais e técnicas) de que se valem os artistas. 

A seguir, algumas pinturas de artistas hiperrealistas famosos:

RICHARD ESTES



 JASON DEGRAAF



STEVE MILLS



ROBERTO BERNARDI



ERIC CHRISTENSEN


ALYSSA MONKS

Espero que tenham gostado deste post.  
Aos interessados em se aprofundar no assunto, digo que existe muito material bom para ser pesquisado em livros e na web, inclusive, no site do Itaú Cultural:

http://www.itaucultural.org.br

Um comentário:

  1. Bom dia Lilian!,fiquei chocada com a situação que esta sua cidade,mesmo porque ja disse que meu filho mora ai pertinho em Timbó e fico apreensiva com tudo,vi ontem Pomerode,e Jaraguá que situação,dai estou te escrevendo desejando que possas estar no refúgio de seu lar doce lar como diz minha filha la do achados de decoração!Desejando que estejas bem junto aos seus,tenhas um dia de luz,fique na paz até breve.Beijos em seu coração.

    ResponderExcluir