segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cândido Portinari - um dos grandes pintores brasileiros!



Cândido Portinari,  foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. 

Destacou-se também nas áreas de poesia e política.  Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos.

No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.

Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade.

No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.

Características principais de suas obras:
- Retratou questões sociais do Brasil;
- Utilizou alguns elementos artísticos da arte moderna europeia;
- Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte  
   dos muralistas mexicanos;
- Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.

Relação das principais obras de Portinari:
- Meio ambiente
- Colhedores de café
- Mestiço
- Favelas

- O Lavrador de Café
- O sapateiro de Brodósqui
 
- Menino e o pião
- Lavadeiras
- Grupos de meninas brincando
- Menino com carneiro
- A primeira missa no Brasil
- São Francisco de Assis

- Os Retirantes 


Fonte de pesquisa:
 http://www.suapesquisa.com/biografias/portinari.htm

Imagens das obras, coletadas na internet.

6 comentários:

  1. Lindissimas Obras! Dar um orgulho e uma inveja!
    Eu não sei pintar nem um circulo!
    Ótima postagem, minha amiga!

    ResponderExcluir
  2. Querida Lilian, que post mais lindo de um grande pintor!!!!
    Vc sabia que a cidade de brodowski fica a 12 km da minha cidade???? Lá existe a casa onde Portinari nasceu....e conta toda sua história..Nesta casa tem muitos afrescos pintados nas paredes que foram suas primeiras obras, tudo super conservado e restaurados. Tem um quarto onde era o seu atelier com tintas e pinceis, tem móveis que eram de seus avós e da família dele, na cozinha existe um fogão a lenha e de vez em quanto exala o aroma de café coado....Tem o quarto dele com cama, guarda roupa, roupas e sapato, onde um pé é mais alto do que o outro devido a uma pequena deformidade de suas pernas. Do lado da casa ele construiu uma capelinha que fez para a avó rezar porque ela já estava velhinha. E nesta Capela ele retratou os Santos com o rosto de seus famíliares.
    Em frente a casa que ele morou tem uma praçinha com uma Igrejinha no meio e lá está a obra dele que eu acho mais linda.....Um Santo Antonio bem clássico.
    Na cidade onde moro, Batatais, temos a Igreja Matriz onde se concentra o maior acervo Sacro de Portinari. São várias obras pintadas por ele e que pertence à Igreja. Tem também a Via Sacra, onde ele relata todo o sofrimento de Cristo. Tenho bastante coisas sobre ele e se vc quiser posso lhe passar. Vale a pena vc conhecer..... Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Angela,

      Seu comentário foi fantástico!!! Viajei nas suas palavras pela casa de Portinari. E que informações fantásticas vocë acrescentou aos dados do post. Adoreiiiii amiga e sou muiiito grata por isso e por seu carinho.
      Ficaria muito feliz com quaisquer outras informações que puder repassar, pois adoro as pinturas dele.
      Bjs querida amiga e uma linda semana!

      Lilian

      Excluir
  3. Trabalho no Águas do Treme Lake Resort,e tenho prazer de apreciar a tela Lavadeiras todos os dias.Mas não sei o valor de tal obra.Tenho curiosidade em saber.alguém pode me informar?

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM O SEU MATERIAL, EM MUITO ME CONTRIBUIU!

    ResponderExcluir