domingo, 16 de setembro de 2012

Breve história de Anita Malfatti.


Anita Catarina Malfatti nasceu em 1896, em São Paulo. Começou a estudar pintura com sua mãe, que era professora de pintura.
Com 16 anos de idade, seus tios patrocinaram sua viagem à Alemanha para estudar na Academia de Belas Artes de Berlim, onde estudou desenho e pintura.
Em 1914, voltou para o Brasil e realizou sua primeira exposição individual, quando foi elogiada pela crítica, que reconheceu seus dotes artísticos.
Em dezembro de 1917, realizou em São Paulo uma exposição de 53 obras, algumas das quais se tornaram clássicos da pintura moderna, como: A Estudante Russa (que se encontra no Museu de Arte de São Paulo); A Boba (exposta no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; Uma Rua (exposta no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro).
Em 1922, seus trabalhos foram expostos na Semana de Arte Moderna, quando foi premiada e consagrada a maior pintora brasileira.
Anita Malfatti morreu em São Paulo, em novembro de 1964.

Palavras de Anita:
"Procurei todas as técnicas, mas voltei a simplicidade diretamente; não sou mais moderna nem antiga, mas escrevo e pinto o que me encanta."

Algumas de suas pinturas:







Uma dica muito boa:
 Aos interessados em conhecer mais profundamente a história e as obras de Anita Malfatti, sugiro que visitem o site do Instituto Anita Malfatti, onde poderão inclusive fazer o download gratuito de seu catálogo.



3 comentários:

  1. Eu gosto muito das obras de Anita Malfatti, cores alegres e retratos muito expressivos. Acho até que ela tem muita influência de Van Gogh. Gostei muito da postagem. Um abraço, www.desenhuras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Lilian,
    acho que Anita é a maior pintora do Brasil.
    A homenagem é justa e está muito bem feita. O texto e as obras selecionadas estão muito representativas!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Anita Malfatti!
    Grande modelo de vida!
    Grande artista do Brasil!

    ResponderExcluir