quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Características visuais da têmpera.

Encontrei um texto bem interessante sobre as características visuais da têmpera em  relação a pintura à óleo.  Espero que gostem e que seja útil.


-o-o-o-

A diferença visual entre a têmpera e a pintura a óleo é bastante observável: a têmpera é mais opaca e luminosa e os tons escuros são menos profundos. No óleo os tons mais escuros são bastante profundos e as transparências dadas pelas velaturas mostram-se muito maiores do que as conseguidas com as têmperas. Isso acontece porque o óleo de linhaça tem um índice de refração alto e os aglutinantes das têmperas não.
O pigmento da têmpera seca e reflete a luz em todas as direções. Já o pigmento da tinta a óleo está mergulhado em um ambiente de densidade diferente – o óleo – que não seca, mas oxida, e reflete a luz de uma forma diversa pois possui um índice de refração mais alto. Os aglutinantes das têmperas (cola de cartilagem, vinílica, ovo, etc) têm índices de refração desprezíveis. Eles fixam o pigmento ao suporte por meio de gotículas. Quando a água seca, os pigmentos ficam cercados pelo ar, a tinta fica opaca e o acabamento acetinado.

Vejam agora, duas imagens que ilustram essas explicações:

Klarissa Kocsis, Elisha
Tempera a ovo.

Lucian Freud, David Hockney - 2002
óleo sobre tela (16 x 12).

Fonte:
Apostila da Escola de Belas Artes - UFRJ 
Site: 4shared.

Nenhum comentário:

Postar um comentário