domingo, 21 de agosto de 2011

Zentangle... que arte é essa?

 Olá amigos,

Como é maravilhoso o mundo da arte, pois estamos sempre sendo surpreendidos com idéias novas.
Hoje por acaso, me deparei com os tais zentangles.  Sinceramente ainda não conhecia esse tipo de desenho.
Mas não precisei olhar muitos exemplos para me apaixonar pela técnica, que é muito simples e tras resultados lindos!  Mas, antes de mostrar alguns exemplos gostaria de contar um pouco sobre eles.

O zentagle é um método maravilhoso para criar belas imagens usando padrões repetidos. Muitos acham que é viciante! E acho mesmo que seja, pois depois de pegar o jeito de criar os padrões, deve ser uma delícia criar novos desenhos.

É fácil de aprender, fácil de fazer, é apreciado por uma vasta gama de idades e níveis de habilidade e é usado em muitos campos de interesse. Não tem um padrão pre determinado para cima ou para baixo  e não se destina a ser uma imagem de qualquer coisa.

Se pesquisarem no Google, encontrarão muitos blogs e sites sobre essa técnica, mas indico aqui um que tem muitas idéias:    http://tanglepatterns.com/
Primeiro estou colocando alguns exemplos de padrões (tangles) e o modo como são criados.



 Agora, alguns exemplos de trabalhos já concluídos e criados com diversos tipos de tangles.



Fico imaginando mil formas de aproveitar essa técnica e em diversos suportes.  Já vou começar a criar o meu próprio catálogo de modelos. Espero que também tenha estimulado o desejo criativo em vocês.

Um lindo final de semana a todos!

Lilian

3 comentários:

  1. Procurando sobre essa arte e fiquei encantada! Como começar?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sou professora de Zentangle. Darei um workshop de Introdução ao método dia 5 de agosto, em São Paulo. Conheça minha página no facebook: Meditarte Zentangle, ond divulgarei mais detalhes a respeito. Zentangle está presente em mais de 30 países. Sou, por enquanto, a única professora licenciada no Brasil.

    ResponderExcluir