terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um pouco sobre o Cubismo


Hoje, resolvi falar um pouco sobre esse maravilhoso e perturbador movimento artístico, que influenciou a pintura, a escultura, a arquitetura, a poesia e que mexeu profundamente com as estruturas da arte até então produzida.

Esse movimento artístico foi fundado em 1907 por Pablo Picasso e Georges Braque.  


 
E inaugurado através da pintura: "Les Demoiselles d'Avignon" (1907) de Picasso.



Sua intenção era mudar toda a estética artística praticada até então. As obras passaram a ser instigantes, perturbadoras, pois não se visualizava a idéia do artista (ou o que ele queria retratar) logo ao bater do olho, ao contrário do Renascimento, quando você podia olhar um quadro e saber do que se tratava logo na primeira impressão.
O Cubismo não foi um movimento estático, passou por duas fases que foram desde a pintura simples (Cubismo Analítico), até a inclusão da colagem e de novos materiais nos quadros (Cubismo Sintético).

A arte africana também foi grande fonte de inspiração para os cubistas. Repare,  no quadro "Les Demoiselles d'Avignon", de Picasso, que as duas mulheres da direita usam máscaras africanas. Mas a inspiração africana não fica por aí, pois vem dessa arte a inspiração nas formas geometrizadas, simples. O trabalho final fica até mesmo com um aspecto meio primitivo, como se pode observar na escultura "O Beijo" de Constantin Brancusi.

O principal e mais lembrado ponto caracterizador do Cubismo é a geometrização das formas. A razão de ser do nome do movimento, que  vem da idéia da planificação da imagem em um cubo, ou seja, imagine uma imagem desenhada em todas as faces de um cubo; agora, mentalize esse cubo sendo aberto e estando num mesmo plano; ora, serão vistas todas as faces do cubo ao mesmo tempo, e a figura não estará mais tridimensionalizada, além de passar a ficar um tanto confusa.
A seguir, coloco algumas imagens de arte cubisma:

 Georges Braque - Casas de L'estaque.



Georges Braque - Violino e Jarro - 1910.

Georges Braque, head of a woman, 1909


  
Perceba o "choque" da arte cubista se comparada aos outros estilos. Na figura de cima, o quadro "La Maja Desnuda", de Francisco de Goya; abaixo dela, a leitura de Picasso para o quadro de Goya.


 Mais uma leitura de Picasso, à direita. Dessa vez a referência é a obra "L'Infante Marie Marguerite", de Velázquez, pintor espanhol assim como Picasso e Goya.


"Guitarra", de Pablo Picasso. Aqui percebe-se a fase Sintética do movimento, com a inserção de colagens no trabalho.


Espero ter encantado e despertado a curiosidade de vocês, com um pouquinho da história desse movimento artístico maravilhoso! 
Eu particularmente sou apaixonada pelas obras cubistas, principalmente as de Picasso.
Existe muito à se dizer do cubismo e inúmeras fontes de pesquisa.
Mãos à obra então!

Um comentário:

  1. Que bela iniciativa!
    Adorei este material sobre o cubismo.
    Se der visita meus blogs.
    gutifragasabedoriaantiga.blogspot.com
    espaco-da-criatividade.blogspot.com
    Sucesso!
    Guti Fraga.

    ResponderExcluir