sábado, 29 de março de 2014

Pinturas com têmpera de ovo e folhas de ouro.

Em busca da luminosidade do Renascimento.
 

As pinturas do artista Fred Wessel são verdadeiras preciosidades. Plenas de beleza, sensibilidade, harmonia e muita luz.
 
Depois de uma viagem para a Itália, Fred Wessel aprendeu mais sobre pintura a têmpera de ovo e adição de folhas de ouro em seus painéis.  O processo que o artista usa para criar seus magníficos retratos à tempera do ovo é complicado e demorado, mas a razão pela qual ele é tão entusiasmado sobre seu uso é que em seu parecer não há outros materiais que produzem exatamente os mesmos resultados.  


Palavras do artista:

" Depois de ver a beleza, a sensibilidade, a harmonia e principalmente, a preciosidade do trabalho adiantado do renascimento de artistas como Fra Angelico , Duccio e Simone Martini , percebi que como artistas, podemos ter abandonado demais", referindo-se à idéia modernista de que menos é mais."
" A luz interior em constante mudança que se irradia a partir de folha de ouro, usado criteriosamente sobre a superfície de uma pintura, bem como a utilização de bolsas de cores ricas e intensas que iluminam a superfície da imagem, me impressionou profundamente." 
"Eu olho para o início do Renascimento como uma fonte de inspiração que eu posso usar junto com conteúdo contemporâneo e de tomada de imagem".  Eu olho para o Renascimento como os artistas da época olharam para trás,  para o início de arte grega e romana , não como um reacionário , mas como alguém que redescobre e reaplica estímulos visuais importantes, mas esquecidos . "
 


Curiosidades:

O artista usa para desenhar,  fios de prata (Silverpoint).  A vantagem deste processo sobre o desenho de grafite é de que a prata não se dissolve e nem  mancha as camadas de tinta aplicadas sobre ela (como aconteceria com grafite).
Wessel tem mais de 200 potes pigmentos diferentes,  adquiridos de fornecedores em todo o mundo. São algumas centenas de dólares, porque eles são feitos de pedras semi-preciosas .  
O artista mistura os pigmentos com uma solução a 50/50 de gema de ovo fresco e água destilada. E devido à presença da gema de ovo, as tintas preparadas têm uma vida útil limitada, então Wessel tem que refrigerar a pintura quando ele não está usando-a  e em seguida,  preparar misturas frescas depois que estrague. 

Site do artista : 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário