domingo, 24 de junho de 2012

Dicas de como fazer uma pintura hiperrealista.

Olá amigos,

Encontrei no site http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-fazer-pintura-hiper-realista, um texto com algumas orientações sobre a pintura hiperrealista e achei muito interessante postar para vocês.

-0-0-0-0-0-


O hiperrealismo é um movimento artístico que tem suas raízes em algumas cidades dos Estados Unidos da América, especialmente Nova York. 
A proposta dos artistas hiperrealistas era fazer a captação da realidade em seus mínimos detalhes. Poderia-se utilizar tanto modelos com capacidade de movimento, como estáticos. 
Para fazer uma pintura hiperrealista com mais clareza é importante a utilização da fotografia. Essa técnica foi chamada por muitos de foto-realismo.

Instruções 

Antes de iniciar a pintura deve estar familiarizado com o próprio movimento. Seja mais detalhista do que as pessoas comuns. Flagre cada detalhe que está exposto na fotografia. No entanto tome cuidado para não cair no abstrato. 
O hiperrealismo é fiel ao nome do movimento. Nada do que não esteja demonstrado na figura modelo deve ser pintado. Por outro lado, tudo o que ali está merece atenção. Pinte os traços de acordo com o tamanho que é mostrado na imagem. Deve-se derramar tinta de acordo com a necessidade para aquele traço. Se derramar tinta em demasia dará a impressão de relevo na pintura o que descaracteriza o hiperrealismo, pois parece mostrar o que não é. 
Jamais enfeite a figura para dar um ar de criatividade. A criatividade não é bem vista nesse movimento. Afinal de contas deve expressar tão somente a realidade. Outrossim, não escolha uma fotografia modelo, na qual foram utilizadas técnicas como terceira dimensão, linhas e perspectivas. Deve escolher uma fotografia que retrate o cotidiano das pessoas tal e qual ele é. Se técnicas de fotografias foram utilizadas, causará distorção da realidade, contrapondo-se ao hiperrealismo. Escolha fotos do dia a dia. Uma cena de um menino jogando futebol. A família reunida no final de semana. O bebê no colo da mãe. O animal de estimação estirado na varanda. Esse tipo de fotografia modelo caracteriza melhor a pintura hiperrealista. Para ter certeza que foi fiel ao movimento, observe se fez uma retratação leal da figura. Se seu desenho diz a mesma coisa que a fotografia. 
O ideal é pintar cada traço de acordo como ele se apresenta na fotografia.

Dicas e Advertências 

Nem sempre se consegue captar toda a realidade de uma fotografia modelo. Inclusive, alguns artistas que aderiram o movimento dizem que nem a própria fotografia consegue captar toda a realidade que está envolta. Porém a intenção é sempre aproximar ao máximo do real.

Fonte: 


Exemplos de pinturas hiperrealistas da artista  Alissa Monks.




4 comentários:

  1. Muito legal essa postagem, Lilian, gostei mesmo. Eu sempre achei o hiperrealismo uma obcessão estética dos artístas da época, até parece que o que eu percebo é igualzinho para todo mundo, mas aqui entre nós, é REALmente uma forma de arte impressionante pela importancia que dá aos detalhes. Ótima postagem, parabéns e Feliz São João. www.desenhuras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi David,

    Fico feliz que tenha gostado! Admiro muito esse estilo de pintura e escultura. Acho mesmo impressionante! Gostaria também de saber quais técnicas são empregadas para conseguir tamanho realismo. Quem sabe um dia não consigo aprender? rsrs
    Abraço e uma linda semana!

    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente incrível! Excelente matéria.Sabe de algum livro que explora mais essa técnica?

    ResponderExcluir