segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como analisar uma pintura.

Algumas considerações bem úteis e interessantes sobre o modo como devemos analisar uma pintura.


1. Observar as informações dadas na legenda da obra: autor, título, data da execução, suporte, dimensões.
2. Obter dados sobre o autor: data e lugar de nascimento e morte, origem social, anos e lugares de formação, idade aquando da realização da obra, outras obras suas.
3. Reconhecer o tipo de assunto representado: cena religiosa, histórica,mitológica, alegoria, retrato, paisagem,…
4. Analisar o assunto propriamente dito: descrever o que está representado, lugares, enquadramento da cena, personagens, ação das personagens, objetos, …
Deve-se tentar perceber porque o autor pintou um quadro com aquelas dimensões e não com outras, proceder à análise da cena, do enquadramento desta, dos móveis, dos objetos representados, da paisagem, da posição dos personagens, identificando-os, como estão vestidos,em que atitude se encontram,…

Análise plástica
 
1. A composição – Quais as linhas que organizam o quadro? Isto é, a organização das figuras segundo esquemas geométricos ou não, com eixos bem marcados ou não, segundo leis de perspectiva ou sem elas( como é criado o sentido de profundidade). Movimento interno: composição dinâmica ou estática.
2. O desenho – Qual a função da linha, a sua espessura e forma? Tem um papel fundamental ou acessório?
3. As cores – Quais as cores dominantes? Cores frias ou quentes? Fundamentais ou complementares? Cores planas, matizes, gradações, contrastes, saturação, brilho? Natureza da cor? (naturalista,realista,simbólica ou local).
4. A luz – De onde vem a luz? Está repartida uniformemente? Qual é o seu efeito? A sua procedência, é ambiental? (claro e escuro) ou de foco? (fonte de luz concreta – lâmpada, sol,…) ou surgida do próprio objeto/figura, ou, composta pela própria composição e dinâmicas das formas visuais?
5. A técnica da pintura – mancha larga, pontilhada, linear, esfumado, modelado.
6. A matéria – óleo, acrílico, colagem, misto, guache, aguarela, pastel de óleo ou seco, cera, gravura,…
7. O suporte – papel(tipo), tela, madeira(tipo), vidro, muro,…

Deverá analisar se o olhar do espectador é atraído para algum ponto especial e porquê; o que se pretende produzir com determinadas cores; se o emprego com determinada técnica marca decididamente o estilo do autor; se o emprego de determinadas matérias representa um avanço em relação a outros,…

Análise histórica
 
Porquê este tema? Porquê esta técnica? Porquê este estilo? Que efeito pretendeu produzir no público? Insere-se numa corrente artística ou rompe com as correntes dominantes?
A resposta a estas questões levará à descoberta de problemas relacionados com tipos de encomendas, idéias perfilhadas pelo autor, mentalidade dominante; tipo de materiais colocados à sua disposição, influência de outros artistas,…

Comentário pessoal sobre a obra de arte
 
É exprimir a sua adesão ou não, à obra de arte, quer do ponto de vista intelectual, quer do ponto de vista afetivo, justificando a sua posição.

Conclusão
 
Com as informações fornecidas pela análise do quadro, poderá concluir do valor histórico do documento que analisou, isto é, de que modo é que ele serve ou não, de testemunho da sua época, fornecendo elementos de índole econômica, social, política, religiosa e artística.

Fonte: http://pt.scribd.com/

5 comentários:

  1. Oi Lilian, muito boa a sua postagem!!!!!!!
    Nos ajuda a melhorar e tb analisar uma obra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ LILIAN, PARABÉNS! A DICA FOI MUITO BOA PARA UMA PESSOA QUE APRECIA TODA E QUALQUER MANIFESTAÇÃO DO SENTIMENTO, MAS NÃO TEM CONHECIMENTO TÉCNICO. MUITO BOM SEU BLOG.

    ResponderExcluir
  3. Olá, como vai, Lilian?
    Há alguns meses eu comecei meus estudos de história da arte, por conta própria mesmo. Comprei um novo livro, com imagens bem nítidas e de qualidade, mas acho que não estou sabendo como fazer. Eu várias dúvidas sobre o que você pontuou no post e outras eu nem sei do que se trata. Você poderia fazer um novo post fazendo uma análise para que possamos ver como funciona seu método?
    Obrigado.

    ResponderExcluir