Olá amigos,
Muitas vezes não nos damos conta que tudo que vemos em termos de propaganda é muito bem pensado, em todos os aspectos, sempre com o intuito que prender nossa atenção e nos fazer desejar aquele produto.
Vejam que informações interessantes sobre a importância da cor na publicidade.
-o-o-o-o-o-
De acordo com os estudos o
Professor Modesto Farina em seu livro (Psicodinâmica das Cores), existem
algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade.
Vermelho: Aumenta a atenção, é
estimulante, motivador, indicado para uso em anúncios de artigos que indicam
calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.
Laranja: Indicado para as mesmas
aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.
Amarelo: Invisível à distância,
estimulante. Cor imprecisa pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar
parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combina com o
preto, pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação
em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfície muito
extensas.
Verde: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma
sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizam o frio, azeites,
verduras e semelhantes.
Azul: Possui grande poder de
atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e
seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizam o frio.
Púrpura e Ouro: Cores
representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de
artigos de alta categoria e luxo.
Marrom: Esconde muito a qualidade
e o valor. Portanto, pouco recomendável em publicidade.
Violeta: Entristece o ser humano,
não sendo muito bem visto na criação publicitária.
Cinza: Indica discrição. Para
atitudes neutras e diplomáticas, é muito utilizado em publicidade.
Preto: Deve ser evitado o excesso
em publicações a cores, pois tende a gerar frustrações.
Roxo: Acalma o sistema nervoso, a
ser utilizado em anúncios de artigos religiosos.
Azul e Branco: Estimulante
predispõe a simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que
precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.
Azul e Preto: Sensação de
antipatia; deixa o indivíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem
publicitária e é contra producente.
Vermelho e Amarelo: Estimulante e
eficaz em publicidade. Por outro lado, as pesquisas indicam que pode causar
apreensão em certas pessoas e insatisfação em outras.
Amarelo e Verde: Produz atitude
passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário