Existem vários tipos de aerógrafos, de diferentes marcas, mas o funcionamento não difere. É necessária uma fonte de ar (um compressor é o ideal). E assim como um carburador, o fluxo de ar causa uma depressão no canal que alimenta a tinha, assim o ar “puxa” a tinta e ambos saem pelo bico.
A pistola é alimentada com ar comprimido e tinta. A tinta é colocada no "copinho" acoplado ao aerógrafo. Este recipiente para tinta é diferente nos vários modelos de aerógrafos, podendo ser removível ou fixo, lateral ou acoplado na parte superior da pistola.
O aerógrafo pode ser de dupla ação ou de ação simples:
No AERÓGRAFO DE AÇÃO SIMPLES, o gatilho quando apertado libera um jato de tinta de espessura pré-determinada, não permitindo o controle de tamanho do jato. O único movimento possível no gatilho, é
apertá-lo para baixo. O tamanho do jato de tinta é determinado como uma característica do aerografo. Sua utilização é bem simples e por isso, também limitada.
apertá-lo para baixo. O tamanho do jato de tinta é determinado como uma característica do aerografo. Sua utilização é bem simples e por isso, também limitada.
No AERÓGRAFO DE DUPLA AÇÃO, o gatilho possui duas funções:
Primeiro, quando apertado para baixo o gatilho abre a válvula que libera a entrada de ar comprimido, e segundo, a medida que se puxa o gatilho para trás (ainda mantendo-o apertado) é acionado o mecanismo que libera a saída da tinta.
Primeiro, quando apertado para baixo o gatilho abre a válvula que libera a entrada de ar comprimido, e segundo, a medida que se puxa o gatilho para trás (ainda mantendo-o apertado) é acionado o mecanismo que libera a saída da tinta.
Pressionado o gatilho, liberá-se apenas ar, e a medida que o puxa para trás, libera-se o jato de tinta (cada vez maior, quanto mais para trás se posiciona o gatilho). Com um pouco de prática, é possível dimensionar o jato de tinta para que se faça desde traços muito finos até fundos mais amplos.
O primeiro contato com o aerógrafo, pode parecer complicado, mas para se fazer bons trabalhos, basta utilizar de técnicas, que são capazes de provocar resultados impressionantes.
Existem vário modelos de compressores que são silenciosos, ideal para quem pretende trabalhar durante muitas horas. Ajuste o regulador da pressão do ar em 25 libras para ilustração e arte final (essa é a pressão mais adequada para a maioria dos aerógrafos), e em no máximo 60 libras para camisetas e pintura automotiva (verifique a pressão máxima tolerada pelo seu aerógrafo). A pressão mais baixa causa um jato de tinta irregular produzindo as "gotas", e a pressão muito alta pode causar danos ao aerógrafo.
O primeiro contato com o aerógrafo, pode parecer complicado, mas para se fazer bons trabalhos, basta utilizar de técnicas, que são capazes de provocar resultados impressionantes.
Existem vário modelos de compressores que são silenciosos, ideal para quem pretende trabalhar durante muitas horas. Ajuste o regulador da pressão do ar em 25 libras para ilustração e arte final (essa é a pressão mais adequada para a maioria dos aerógrafos), e em no máximo 60 libras para camisetas e pintura automotiva (verifique a pressão máxima tolerada pelo seu aerógrafo). A pressão mais baixa causa um jato de tinta irregular produzindo as "gotas", e a pressão muito alta pode causar danos ao aerógrafo.
A Tinta
Existem tintas especialmente desenvolvidas para o trabalho em aerografia, mas praticamente todas as tintas podem ser usadas no aerógrafo, apenas tomando-se os seguintes cuidados: Cada superfície a ser pintada necessita de uma tinta específica - tecido, madeira, metal... Depois de escolhida a tinta adequada ao trabalho é preciso prepará-la para o aerógrafo.
Para poder passar livremente pelo aerógrafo, a tinta deve ter uma textura similar ao leite. Se a tinta for muito densa, deverá ser feita a sua diluição utilizando-se o seu próprio solvente até obter-se a densidade desejada. O mesmo solvente deverá ser usado na limpeza da pistola após a utilização da tinta. É preferível usar tintas solúveis em água, pois são menos tóxicas.
Escolha locais bem ventilados para pintar e fazer a limpeza do seu equipamento. Para pinturas em isopor ou depron, estamos utilizando tinta acrílica com base de água, diluída com álcool isopropilico.
A limpeza do aerógrafo é fundamental para o seu funcionamento adequado. O aerógrafo deve ser limpo entre a troca das cores, e ao final de cada seção de trabalho. Qualquer resíduo de tinta que fique no aerógrafo, afetará a cor seguinte. Evite também que partículas de tinta sequem dentro do bico do aerógrafo. O aerógrafo entope facilmente se encontrar partículas sólidas de tinta. Uma boa dica é sempre coar a tinta antes de usá-la no aerógrafo (use meias de (com água ou o seu solvente específico), estando leitosa. O procedimento de limpeza é bem simples.
Limpeza entre a troca de cores:
Solte ar até que não saia mais nenhuma tinta do aerógrafo. Use um pano, ou um papel e pulverize o ar sobre esta superfície para verificar se realmente o aerógrafo já não está mais soltando tinta. Coloque água, ou o solvente adequado no “copinho” de tinta, e pulverize sobre o a superficies. Repita o processo até estar seguro de que não restam mais resíduos de tinta no aerógrafo. Este procedimento é fundamental quando você faz uma troca de cor do preto para o
branco por exemplo, ou cores muito mais claras do que a usada antes. Neste caso, você deve limpar bem a cor anterior antes de continuar o seu trabalho.
Para cores mais próximas, pode-se fazer uma limpeza mais rápida. Por exemplo de amarelo para alaranjado. Se você perceber algum acúmulo de tinta na ponta do aerógrafo, ou um súbito entupimento, retire a capa protetora do bico, e limpe toda tinta com o auxílio dos dedos (lembrando sempre que a ponta da agulha é bem afiada). Se ainda restarem resíduos de tinta, será necessário remover a agulha, soltando a rosca da parte posterior do aerógrafo (esta rosca pode variar nos diferentes modelos de aerógrafos). Retire a agulha cuidadosamente e gire-a sobre a palma da mão até conseguir remover todo o residuo de tinta. Não use pano
ou papel para este fim, pois a agulha poderá reter fibras que logo produzirão sujeira no seu trabalho. Se for preciso, molhe a agulha em água ou solvente. Quando você estiver seguro de que a agulha está bem limpa, recoloque-a em seu lugar, pulverize mais alguns jatos de água ou solvente, e recomece seu trabalho.
Limpeza depois de cada seção de trabalho:
Ao terminar seu trabalho ou se for parar a pintura por um tempo superior ao tempo da tinta secar no aerógrafo, você deve tomar algumas precauções. nunca deixe seu aerógrafo sujo. Limpe-o a fundo e guarde-o imediatamente. Se você não limpá-lo imediatamente após o uso, mais tarde você terá que trabalhar o dobro antes de ter o seu equipamento em condições de trabalhar.
Pulverize água ou solvente até não restar mais resíduos de tinta em seu aerógrafo. Retire a agulha, e desmonte o conjunto bico e protetor. Mergulhe o bico em água ou solvente por alguns minutos, para amolecer a tinta acumulada, em seguida limpe-o até retirar todos os resíduos de tinta que ainda possam estar acumulados em seu interior. Use para isso, um pincel bem fino, ou um alfinete, girando cuidadosamente no interior do bico. Limpe o corpo do aerógrafo com alfinete, palito de dente, ou uma agulha de aerógrafo velha. As vezes será preciso desmontar mais partes do equipamento.
Em cada fabricante, existem diferenças na hora de desmontar o equipamento. Se você acha que realmente será necessário desmontar todo o seu aerógrafo para limpa-lo, faça-o com muito cuidado e atenção, para depois poder remontá-lo manuseadas com extremo cuidado. Só desmonte todo o aerógrafo, depois de repetir o procedimento de limpeza descrito acima várias vezes, e ainda notar a presença de sujeira no aerógrafo.
Pronto para começar? Prepare a tinta (esta deve ter a densidade igual ao leite). Se for necessário, acrescente água para que a tinta fique na densidade adequada ao aerógrafo. Coe a tinta com uma meia de seda velha, e coloque no "copinho" de tinta do seu aerógrafo. Use seu compressor com a pressão regulada em 25 libras. Movimente o aerógrafo, sem encostar o braço na prancheta. Para os primeiros passos, utilizaremos tinta acrílica (que é solúvel em água) sobre papel, e um aerógrafo de dupla ação. Comece com exercícios bem básicos.
Note que o efeito da pintura é determinado pela quantidade de tinta pulverizada em relação à distancia que o aerógrafo está da superfície de trabalho. Mantenha o aerógrafo a 90º com relação à superfície de trabalho.
Quando você aperta o gatilho, o ar é liberado. Com o gatilho apertado, quanto mais você o trouxer para trás, maior será a quantidade de tinta liberada. Comece pulverizando pequenos pontos.
Mantenha o aerógrafo bem perto da superfície de trabalho (aproximadamente 3cm) e experimente dar alguns jatos de tinta. Se você liberar bem pouca tinta (puxar o gatilho só um pouco para trás depois de apertado) você produzirá pontos bem finos.Se você puxar o gatilho muito para trás mantendo o aerógrafo perto da superficie de trabalho, você produzirá uma explosão de tinta que possivelmente provocará um erro! Quando você conseguir dimensionar a quantidade de tinta (abertura do gatilho) para não borrar seus pequenos pontos, comece a praticar com linhas finas (linhas largas não irão aprimorar a sua técnica). Mantenha o aerógrafo perto da superfície de trabalho e aperte o gatilho. Assim que o ar for liberado, puxe o gatilho
levemente para trás e mova a sua mão firmemente em linha reta.
Você produzirá um traço bem fino. Faça vários traços paralelos descendo pela folha de papel com um movimento de "vai-vem".
Os movimentos com o aerógrafo devem ser curtos, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, fazendo linhas uma abaixo da outra. A cada movimento, você irá repetir o processo de apertar o gatilho para liberar o ar, puxar o gatilho para trás para liberar a tinta fazendo o movimento, e depois de fazer seu movimento, interromper o fluxo de ar, e voltar o gatilho à sua posição inicial.
Comece com pontos, variando a distância entre aerógrafo e o papel, fazendo pontos bem definidos de vários tamanhos. Em seguida faça as linhas. Vá testando o jato, sempre mudando a distância e a abertuara do gatilho para a liberação da tinta, até atingir um padrão de linhas finas, em pontos que marquem o começo e o final do movimento. Feito isto, pegue uma outra folha de papel e encha-a de pontos aleatórios, unindo estes pontos em seguida com linhas finas como mostra a figura ao lado.
Faça rabiscos livres. Aperte o gatilho para baixo, e assim que for liberado o ar, puxe o gatilho levemente para trás e movimente seu braço evitando borrões no começo das linhas. Brinque com seu aerógrafo, mudando a altura do aerógrafo em relação ao papel, e puxando o gatilho mais, ou menos para trás para obter variações na quantidade de tinta liberada, e nos efeitos conseguidos em seus rabiscos.
O iniciante vai cometer alguns erros até compreender bem o funcionamento do seu equipamento. Aprenda com os erros. A linha com os pontos nas extremidades é um erro bastante comum dos iniciantes. Para evitar os pontos nas extremidades da linha comece o movimento junto com a liberação da tinta. E ao final do traço suspenda a pressão sobre o gatilho para interromper o fluxo de ar e de tinta, antes de interromper o movimento do braço.
Se o traço tiver em torno de si uma névoa, produto de um desvio de tinta causado por alguma sujeira. Para se obter bons resultados com o aerógrafo é imprescindível que este esteja bem limpo e que as tintas sejam coadas antes do trabalho, para evitar a sujeira e o entupimento da pistola. Não desanime! Cometa bastante erros e aprenda com eles!
Segue alguns exercícios comece praticando com eles. Daí faça o primeiro projeto e mãos e obra.
O objetivo destes exercícios, é fazer com que o iniciante possa "sentir" seu aerógrafo e perceber suas funções. .Prepare a tinta (esta deve ter a densidade igual ao leite). Se for necessário, acrescente água para que a tinta fique na densidade adequada ao aerógrafo. Coe
a tinta com uma meia de seda velha, e coloque no "copinho" de tinta do seu aerógrafo. Use seu compressor com a pressão regulada em 25 libras. Movimente o aerógrafo, sem encostar o braço na prancheta.
Para os primeiros passos, utilizaremos tinta acrílica (que é solúvel em água) sobre papel, e um aerógrafo de dupla ação. Comece com exercícios bem básicos.
Note que o efeito da pintura é determinado pela quantidade de tinta pulverizada em relação à distancia que o aerógrafo está da superfície de trabalho.
Mantenha o aerógrafo a 90º com relação à superfície de trabalho. Quando você aperta o gatilho, o ar é liberado. Com o gatilho apertado, quanto mais você o trouxer para trás, maior será a quantidade de tinta liberada.
Comece pulverizando pequenos pontos. Mantenha o aerógrafo bem perto da superfície de trabalho (aproximadamente 3cm) e experimente dar alguns jatos de tinta. Se você liberar bem pouca tinta (puxar o gatilho só um pouco para trás depois de apertado) você produzirá pontos bem finos.Se você puxar o gatilho muito para trás mantendo o aerógrafo perto da superficie de trabalho, você produzirá uma explosão de tinta que possivelmente provocará um erro!
Quando você conseguir dimensionar a quantidade de tinta (abertura do gatilho) para não borrar seus pequenos pontos, comece a praticar com linhas finas (linhas largas não irão aprimorar a sua técnica).
Mantenha o aerógrafo perto da superfície de trabalho e aperte o gatilho. Assim que o ar for liberado, puxe o gatilho levemente para trás e mova a sua mão firmemente em linha reta. Você produzirá um traço bem fino.
Faça vários traços paralelos descendo pela folha de papel com um movimento de "vai-vem".
Os movimentos com o aerógrafo devem ser curtos, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, fazendo linhas uma abaixo da outra. A cada movimento, você irá repetir o processo de apertar o gatilho para liberar o ar, puxar o gatilho para trás para liberar a tinta fazendo o movimento, e depois de fazer seu movimento, interromper o fluxo de ar, e voltar o gatilho à sua posição inicial.
Comece com pontos, variando a distância entre aerógrafo e o papel, fazendo pontos bem definidos de vários tamanhos. Em seguida faça as linhas. Vá testando o jato, sempre mudando a distância e a abertura do gatilho para a liberação da tinta, até atingir um padrão de linhas finas, sem pontos que marquem o começo e o final do movimento.
Feito isto, pegue uma outra folha de papel e encha-a de pontos aleatórios, unindo estes pontos em seguida com linhas finas como mostra a figura ao lado.
Feito isto, pegue uma outra folha de papel e encha-a de pontos aleatórios, unindo estes pontos em seguida com linhas finas como mostra a figura ao lado.
Aqui você vai fazer rabiscos livres (figura ao lado)! Aperte o gatilho para baixo, e assim que for liberado o ar, puxe o gatilho levemente para trás e movimente seu braço evitando borrões no começo das linhas. Brinque com seu aerógrafo, mudando a altura do aerógrafo em relação ao papel, e puxando o gatilho mais, ou menos para trás para obter variações na quantidade de tinta liberada, e nos efeitos conseguidos em seus rabiscos.
Para este exercício, usaremos uma régua de 30cm. Com um lápis (H2) faça 4 ou 5 linhas horizontais em uma folha de papel (passe o lápis de leve sobre o papel), com uma distância de pelo menos 5cm entre cada linha. Segure então a régua um pouco afastada do papel e comece o movimento pelo lado esquerdo com ao aerógrafo a uma distância de 5cm da régua. Na próxima linha, mude a distância entre o aerógrafo e o papel. No final, você pode tentar fazer
uma linha uniforme sem o auxílio da régua.
uma linha uniforme sem o auxílio da régua.
Aprenda o mecanismo experimentando, sempre apertando o gatilho para baixo primeiramente para liberar o ar, e depois puxando aos poucos para trás, para liberar a tinta. Ao final de cada linha, retire a pressão do dedo sobre o gatilho para interromper o fluxo de ar e só então volte o gatilho para frente. O iniciante vai cometer alguns erros até compreender bem o funcionamento do seu equipamento. Veja alguns erros cometidos frequentemente neste exercício e como
podem ser corrigidos.
podem ser corrigidos.
Este ponto (figura acima) foi feito com um jato muito grande de tinta em relação à distância entre o aerógrafo e o papel, e por isso a tinta se esparramou para além do ponto.
A linha com os pontos nas extremidades é um erro bastante comum dos iniciantes. Para evitar os pontos nas extremidades da linha comece o movimento junto com a liberação da tinta (assim que o gatilho é puxado para trás, a mão se move). Leia quadro abaixo.
A linha com os pontos nas extremidades é um erro bastante comum dos iniciantes. Para evitar os pontos nas extremidades da linha comece o movimento junto com a liberação da tinta (assim que o gatilho é puxado para trás, a mão se move). Leia quadro abaixo.
Repare na existência de "pontos" nas extremidades das linhas. Este é um erro causado por um movimento inseguro das mãos. A mão não se moveu com regularidade no começo e no final das linhas. Assim que o ar é liberado, comece o movimento do braço e libere a tinta, e ao final do traço suspenda a pressão sobre o gatilho para interromper o fluxo de ar e de tinta, antes de interromper o movimento do braço.
Este tipo de sujeira, pode ocorrer em decorrêcia de uma tinta pouco diluída (muito grossa), ou deum erro de regulagem da pressão do ar (pressão muito baixa).
Outro motivo possível, é sujeira na agulha ou no copinho de colocar tinta. Verifique se o aerógrafo está corretamente limpo. Experimente pulverizar outra cor de tinta para verificar se o problema não está na tinta que você está usando.
Outro motivo possível, é sujeira na agulha ou no copinho de colocar tinta. Verifique se o aerógrafo está corretamente limpo. Experimente pulverizar outra cor de tinta para verificar se o problema não está na tinta que você está usando.
Neste exemplo o problema é de sujeira no aerógrafo. Repare que o traço tem em torno de si uma névoa, produto de um desvio de tinta causado por alguma sujeira. Para se obter bons resultados com o aerógrafo é imprescindível que este esteja bem limpo e que as tintas sejam coadas antes do trabalho, para evitar a sujeira e o entupimento da pistola.
Não desanime! Cometa bastante erros e aprenda com eles!
Uma vez que você já dominou os pontos e as linhas vamos fazer um exercício com um degradê bem suave. Este efeito serve para dar à pintura feita com aerografia um resultado tridimensional.
A pistola agora deve ficar mais longe da superfície de trabalho (cerca de 15cm). Sobre a folha de papel faça jatos mais longos de um lado para o outro da folha com o mesmo movimento de "vai-vem" utilizado para o exercício das linhas. Faça jatos com pouca tinta já que o efeito desejado é um degradê suave que tende para o transparente. Nunca se esqueça de que com o aerógrafo você sempre poderá adicionar mais tinta, mas você não poderá retirar eventuais excessos. Por isso daremos sempre preferência a jatos suaves, que você pode sobrepor quantas vezes forem necessárias, até obter a cor desejada.
Uma vez que você já dominou os pontos e as linhas vamos fazer um exercício com um degradê bem suave. Este efeito serve para dar à pintura feita com aerografia um resultado tridimensional.
A pistola agora deve ficar mais longe da superfície de trabalho (cerca de 15cm). Sobre a folha de papel faça jatos mais longos de um lado para o outro da folha com o mesmo movimento de "vai-vem" utilizado para o exercício das linhas. Faça jatos com pouca tinta já que o efeito desejado é um degradê suave que tende para o transparente. Nunca se esqueça de que com o aerógrafo você sempre poderá adicionar mais tinta, mas você não poderá retirar eventuais excessos. Por isso daremos sempre preferência a jatos suaves, que você pode sobrepor quantas vezes forem necessárias, até obter a cor desejada.
Teste o jato de tinta, e então espirre levemente na parte superior da folha de papel de um lado para o outro. Quando este jato de tinta já estiver seco, repita a operação desde o alto da página para fortalecer a cor na parte superior, e continue até o meio da página para criar os tons intermediários. Repita esta operação até conseguir um degradê homogêneo. Preste atenção para evitar que partículas de tinta se sobressaiam sobre as partes mais claras do trabalho. O efeito desejado é como o de uma névoa.
Note que na figura acima o exemplo do movimento da mão (figuras com a seta rosa) é representado por uma seta contínua, mas seus movimentos serão sempre interrompidos a cada ir e vir, como explicado anteriormente.
Repita este exercício até conseguir um degradê suave e homogêneo. O degradê é um efeito em que se consegue uma transição linear entre duas ou mais cores. No primeiro exemplo, apesar de usarmos apenas uma cor, a transição ocorre entre o azul e o branco.
Agora iremos fazer outro exercício de degradê, com mais de uma cor.
Repita este exercício até conseguir um degradê suave e homogêneo. O degradê é um efeito em que se consegue uma transição linear entre duas ou mais cores. No primeiro exemplo, apesar de usarmos apenas uma cor, a transição ocorre entre o azul e o branco.
Agora iremos fazer outro exercício de degradê, com mais de uma cor.
Comece com o aerógrafo a cerca de 15cm de distância da folha de papel e a partir do canto superior faça movimentos de um lado para o outro, trabalhando lentamente até a metade do papel (o mesmo movimento de "vai-vem" do exercício anterior). Deixe secar, e sobreponha a pintura para fortalecer a cor na parte superior da folha, começando novamente os movimentos no alto da folha e descendo até conseguir uma transição linear da cor de tons mais escuros para tons mais claros. Troque a tinta do seu aerógrafo (no exemplo estamos trabalhando com verde e amarelo) para amarelo.
Vire sua folha de papel em 180º e repita o procedimento anterior até obter na parte superior da folha um amarelo bem intenso, que vai clareando a medida em que você se aproxima do meio da página. Os dois tons de cores irão se misturar suavemente no meio da folha de papel tornando a transição entre eles bem homogênea. Cuidado para não produzir traços definidos. O efeito esperado aqui é de "fumaça" e não de linhas. Logo abaixo você pode conferir o resultado esperado neste exercício, e um exemplo de como ficaria o exercício acrescentando-se a ele mais uma cor (no caso, o azul). Um erro comum neste exercício é o aparecimento de linhas que denunciam o movimento das mãos. Veja na figura ao lado. O seu degradê deve ser feito de forma suave e lenta para que se consiga uma pintura homogênea. O aparecimento de linhas que denunciam o movimento das mãos, dificilmente poderá ser corrigido.
Nesta técnica, assim como em todas as coisas que se quer aprender, é fundamental que se faça os exercícios até atingir o padrão desejado. Se você puder aerografar pelo menos uma hora por dia, em muito pouco tempo estes exercícios já não oferecerão dificuldades. É fundamental uma intimidade bem grande entre o artista e seu equipamento de trabalho!
Nesta técnica, assim como em todas as coisas que se quer aprender, é fundamental que se faça os exercícios até atingir o padrão desejado. Se você puder aerografar pelo menos uma hora por dia, em muito pouco tempo estes exercícios já não oferecerão dificuldades. É fundamental uma intimidade bem grande entre o artista e seu equipamento de trabalho!
Como todo hobby, a aerografia requer dedicação e paciência. Principalmente paciência. Então pratique.
Fonte:
http://pt.scribd.com/doc/54104150/Aerografia
http://pt.scribd.com/doc/54104150/Aerografia
Gostaria de registrar aqui que a fonte original deste material sobre aerografia é o site www.aerografia.com
ResponderExcluirEste é o capítulo 1 do curso oferecido pela artista plástica Jacqueline Synara (autora deste material).
Olá Intrigada,
ResponderExcluirFico agradecida pela sua informação.
Eu encontrei esse material, conforme mencionado no post, no site do Scribd, numa das minhas andanças pela net.
Fui visitar o site que indicou e realmente existe esse texto, porém mais completo pelo que observei.
Assim, fico agradecida pela informação e pela dica legal.
Um abraço,
Lilian