segunda-feira, 4 de abril de 2011

Arte Ebru.


Ebru é a arte que cria pinturas à partir da água. 
Como definição mais antiga,  Ebru é uma arte de ornamentação dos papéis. 

Ebru significa “como nuvem”.

Dizer desde quando é feita esta arte é muito impreciso, mas é certo que a sua origem vem da Ásia Central, antigo Turquistão, que foi descoberta e elaborada pelos turcos que lá viviam.
A cidade de Buhara é reconhecida como foco do nascimento da arte Ebru. Após a invasão Mongol, esta arte desapareceu,  como também outras artes e ciências.

Designar a data de um Ebru é bastante difícil, porque antigamente só era feito para cobrir o exterior dos livros, ou seja, as capas. Por isso é provável que estes Ebrus possam ter datas que foram acrescentadas posteriormente à sua realização. Portanto, os exemplos com Ebru sobre inscrições são usados para dar uma data precisa. O exemplo mais antigo de Ebru é do ano 1595 e encontra-se hoje na biblioteca de Suleymaniye, em Istambul. 

Antes de tudo, o Ebru é uma arte natural, significa que todos os materiais que são usados encontram-se na natureza. Várias plantas e flores têm linhas possíveis de desenhar com Ebru, bem como, os padrões naturais dos mármores, as camadas da terra, as nuvens e os corpos celestes.

Fonte:  http://blogillustratus.blogspot.com/








Obs.: as imagens foram encontradas na internet.

2 comentários:

  1. Você conhece alguém que de aula de Ebru?
    De preferencia em São Paulo, ou no estado de SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.brasilturquia.com.br/curso-de-arte-turca-ebru-1056.html

      Excluir