Olá amigos,
Estou colocando algumas informações importantes para o nosso melhor entendimento sobre a linguagem visual.
Essas informações foram encontradas numa apostila entitulada "Arte", no site www.scribd.com
-o-o-o-o-o-
Linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e símbolos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual. Entretanto, esses elementos isolados não representam nada, não tem significados preestabelecidos, nada definem antes de entrarem num contexto formal.
De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.
De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.
DEFINIÇÕES
- O ponto é o elemento básico da geometria, através do qual se originam todas as outras formas geométricas.
- Ponto é o lugar onde duas linhas se cruzam.
- Ponto é um sinal sem dimensões, deixado na superfície.
- Ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima(DONDIS, 1997).
- Considera-se como ponto qualquer elemento que funcione como forte centro de atração visual dentro de um esquema estrutural, seja numa composição ou num objeto(FORTES, 2001).
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO PONTO
O ponto pode ser representado graficamente de duas maneiras: pela interseção de duas linhas ou por um simples toque na superfície com um instrumento apropriado. É identificado através de uma letra maiúscula do nosso alfabeto.
UTILIZAÇÃO DO PONTO NAS ARTES VISUAIS
Qualquer ponto tem grande poder de atração visual, quando juntos eles são capazes de dirigir o olhar do espectador. Essa capacidade de conduzir o olhar é intensificada pela maior proximidade dos pontos, ou seja, quanto mais próximos uns dos outros estiverem os pontos, mais rápido será o movimento visual.
Nas artes visuais um único ponto não é capaz de construir uma imagem. Porém com um conjunto de pontos podemos obter imagens visuais casuais ou organizadas.
Em grande número e justapostos os pontos criam a ilusão de tom ou de cor.
Observe:
Georges Seurat. |
2. LINHA
DEFINIÇÕES
- Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço;
- Linha é um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita;
- Linha é o elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a idéia de movimento.
CLASSIFICAÇÃO
Alguns autores classificam as linhas simplesmente como físicas, geométricas e geométricas gráficas.
- Físicas – são aquelas que podem ser enxergadas pelo homem no meio ambiente. Ex.: fios de lã, barbantes, rachaduras de pisos, fios elétricos etc.
- Geométricas – apresentam comprimento ilimitado não possuindo altura e espessura, sendo apresentadas através da imaginação de cada um de nós quando observamos a natureza.
- Geométricas gráficas – são linhas desenhadas numa superfície, sendo concretizadas quando colocamos a ponta de qualquer material gráfico sobre uma superfície e o movemos seguindo uma direção.
UTILIZAÇÃO DAS LINHAS NAS ARTES VISUAIS
As linhas nascem do poder de abstração da mente humana, uma vez que não há linhas corpóreas no espaço natural. Elas só se tornam fato físico quando são representadas pela mão humana.
Independente de onde seja utilizada, a linha é o instrumento fundamental da prévisualização, ou seja, ela é o meio de apresentar em forma palpável, concreta, aquilo que só existe na imaginação.
Nas artes visuais, a linha é o elemento essencial do desenho, seja ele feito a mão livre ou por intermédio de instrumentos.
Segundo ARNHEIM (1994) as linhas apresentam-se basicamente de 3 modos diferentes nas artes visuais:
Linhas objeto - visualizadas como objetos visuais independentes. A própria linha é uma imagem.
- Linhas de contorno - obtidas quando envolvem uma área qualquer criando um objeto visual.
- Linhas hachuradas – são formadas por grupo composto de linhas muito próximas criando um padrão global simples, os quais se combinam para formar uma superfície coerente. Hachurar é usar um grupo de linhas para sombrear ou insinuar texturas. Quanto mais próximas as linhas, mais densa a hachura e mais escuras as sombras. Quanto mais distantes as linhas, menos densa a hachura e menos escuras as sombras. As linhas da hachura podem ter comprimentos e formas diferentes.
SIGNIFICADOS EXPRESSOS PELAS LINHAS
A linha pode assumir formas muito diversas para expressar uma grande variedade de estados de espírito, uma vez que reflete a intenção do artista, seus sentimentos e emoções e principalmente sua visão de mundo.
Quando predomina uma direção, a linha possui uma tensão que pode ser associada a determinado sentimento ou sensação. Exemplos:
3. A FORMA
Forma é o aspecto exterior dos objetos reais, imaginários ou representados. A linha descreve uma forma, ou seja, uma linha que se fecha dá origem a uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma.
FORMAS BÁSICAS
Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Cada uma das formas básicas tem suas características específicas, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associação, outros por vinculação arbitrária, e outros, ainda, através de nossas próprias percepções psicológicas e fisiológicas. Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retidão e esmero; ao triângulo ação, conflito, tensão; ao círculo,
infinitude, calidez, proteção.
Todas as formas básicas são figuras planas e simples, fundamentais, que podem ser descritas e construídas verbalmente ou visualmente.
4. PLANO E SUPERFÍCIE
O plano é uma superfície sem ondulações, de extensão infinita, ou seja, uma superfície plana que se estende infinitamente em todas as direções possíveis. Temos a noção de um plano quando imaginamos uma superfície plana ilimitada e sem espessura.
Pense numa folha de papel prolongada infinitamente em todas as direções, desprezando a sua espessura.
A representação do plano será feita através de uma figura que sugere a idéia de uma parte dele. Também nesse caso, fica por nossa conta imaginar que essa superfície se estende indefinidamente em todas as direções possíveis. Os planos são denominados por letras minúsculas do alfabeto grego: alfa (α), beta (β), gama (γ), delta (δ) etc.
A representação do plano será feita através de uma figura que sugere a idéia de uma parte dele. Também nesse caso, fica por nossa conta imaginar que essa superfície se estende indefinidamente em todas as direções possíveis. Os planos são denominados por letras minúsculas do alfabeto grego: alfa (α), beta (β), gama (γ), delta (δ) etc.
Superfície é a extensão que delimita no espaço um corpo considerável, segundo a largura e a altura, sem levar em conta a profundidade. É o suporte onde o artista criará sua composição.
5. TEXTURA
Textura, nas artes plásticas, é o elemento visual que expressa a qualidade tátil das superfícies dos objetos (DONDIS, 1997). A palavra textura tem origem no ato de tecer. Existem várias classificações para a textura, segundo diferentes autores que tratam do assunto. Para começar, ela pode ser classificada como natural – quando encontrada na natureza – ou artificial - quando produzida pelo ser humano (simula texturas naturais ou cria novas texturas). A textura natural de alguns animais, como o camaleão, pode ser modificada quando ele simula outra cor de pele. O homem também simula texturas naturais em suas vestimentas (como é o caso dos soldados camuflados). As texturas podem também ser divididas em visuais (óticas) e táteis.
A textura visual ou ótica possui apenas qualidades óticas. Ela simula as texturas táteis. Ex.: Uma pintura que crie o efeito da maciez de uma pétala de rosa, ou o pêlo do cachorrinho. A textura tátil possui tanto qualidades visuais quanto táteis. Existe textura tátil em todas as superfícies e esta nós podemos realmente sentir através do toque ou do contato com nossa pele.
Quanto à forma de apresentação a textura pode ser geométrica ou orgânica. Nas artes gráficas pode ser reproduzida através de desenhos, pinturas, impressões, fotografia, etc. Podemos representar as texturas em forma de trama de sinais, pontos, traços, manchas com os quais se realizam as mais variadas atividades gráficas e artísticas. Exemplos:
A textura é tão importante quanto a forma, tamanho, cor, etc. Existem várias técnicas para se criar texturas nas artes plásticas. O pintor, por exemplo, utiliza uma infinidade de técnicas para reproduzir ou criar a ilusão de textura tátil da vida real em suas obras.
Entre as técnicas mais conhecidas estão a tinta diluída e o empasto (uso livre de grossas camadas de tinta para dar efeito de relevo). Outra técnica conhecida é a frotagem. A palavra “Frottage” é de origem francesa - frotter, que significa “esfregar”. Consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície áspera, que contém alguma textura, e esfregá-la, pressionando-a com um bastão de giz de cera, por exemplo, para que a textura apareça na folha. No campo da arte, essa técnica foi usada pela a primeira vez pelo o pintor, desenhista, escultor e escritor alemão Max Ernest (1891 – 1976), um dos fundadores do movimento “Dada” e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo.
Os abstracionistas utilizam uma grande variedade de técnicas como a colagem com pedaços de jornais e materiais “expressivos” como madeira, papelão, barbante, areia, pedaços de pano etc.
Os artistas recorrem às texturas para:
- Traduzir visivelmente o sentido de volume e os efeitos de superfície;
- Representar graficamente o claro e o escuro, a luz e a sombra.
Na escultura os artistas utilizam texturas diferentes conforme os padrões estéticos do período ou movimento artístico a que pertencem. No Renascimento observamos texturas lisas e suaves, enquanto que no Impressionismo percebemos superfícies inacabadas como nas obras de Rodin.
Além das artes visuais a textura ocorre também em diferentes espaços da vida. No cotidiano nós a observamos nos utensílios domésticos, nas roupas, nos calçados, nos papéis, nos vidros, na decoração de interiores, etc. A tecnologia favoreceu a criação de uma variedade muito grande de texturas. A tinta de parede, por exemplo, é encontrada em diversos tipos e para as mais diversas aplicações. Essas por si só já permitem efeitos de texturização.
Além das artes visuais a textura ocorre também em diferentes espaços da vida. No cotidiano nós a observamos nos utensílios domésticos, nas roupas, nos calçados, nos papéis, nos vidros, na decoração de interiores, etc. A tecnologia favoreceu a criação de uma variedade muito grande de texturas. A tinta de parede, por exemplo, é encontrada em diversos tipos e para as mais diversas aplicações. Essas por si só já permitem efeitos de texturização.
6. A COR
DEFINIÇÃO
A cor é o elemento visual caracterizado pela sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material.
Ao falarmos de cores, temos duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento.
A Cor-Luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor em muitas cores. A luz branca contém todas as cores.
No caso da Cor-Pigmento a luz é que, refletida pelo material, faz com que o olho humano perceba esse estímulo como cor. Os pigmentos podem ser divididos em dois grupos diferentes: os transparentes e os opacos.
As cores pigmento transparentes são mais utilizadas nas artes gráficas, nas impressoras coloridas entre outros meios de produção.
As cores pigmento opacas são geralmente utilizadas nas artes plásticas, são mais populares, portanto, são mais conhecidas pelos estudantes da escola básica.
Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor.
Essas duas "cores" portanto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.
A Cor-Luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor em muitas cores. A luz branca contém todas as cores.
No caso da Cor-Pigmento a luz é que, refletida pelo material, faz com que o olho humano perceba esse estímulo como cor. Os pigmentos podem ser divididos em dois grupos diferentes: os transparentes e os opacos.
As cores pigmento transparentes são mais utilizadas nas artes gráficas, nas impressoras coloridas entre outros meios de produção.
As cores pigmento opacas são geralmente utilizadas nas artes plásticas, são mais populares, portanto, são mais conhecidas pelos estudantes da escola básica.
Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor.
Essas duas "cores" portanto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.
NOMENCLATURA DAS CORES
Tanto a cor-luz quanto a cor-pigmento, seja ela transparente ou opaca se divide em:
- Cores primárias - aquelas consideradas puras, que não se fragmentam.
- Cores secundárias - obtidas através da mistura em partes iguais de duas cores primárias.
- Cores terciárias - são obtidas pela mistura de uma primária com uma secundária oua partir das primárias em proporções desiguais.
- Cores neutras - o preto e o branco, embora sejam consideradas como ausência e totalidade das cores-luz respectivamente, no entendimento das cores-pigmento são também conhecidas, juntamente com o cinza, como cores neutras. Não aparecem no círculo cromático.
Lilian, estou conhecendo seu blog e estou encantada com tanta beleza!
ResponderExcluirAbraços! Maria Helena
Ahhhhhhhhhhhhh me ajudou muito no planejamento da aula!!! Obrogada
ResponderExcluirBoa tarde Lilian. Seu resumo vai me ajudar em uma aula de linguagem visual. Estou preparando um material sobre e peço licença para utilizar seu resumo. Mt obrigado.
ResponderExcluirsalvou meu trabalho de artes, valeu.
ResponderExcluira minha também e só peço a agradecer
ExcluirVlw,vai me ajudar muito na prova
ResponderExcluirTambém vai me ajudar bastante amanhã.
ExcluirParabéns pelo seu blog, me senti fazendo uma viajem nas mais diversas linguagens artísticas. Estou encantada
ResponderExcluirOla boa noite vc teria material para eu fazer o meu tcc sobre linguagem visual, achei seu blog muito bom
ResponderExcluirParabéns Lilian, sua forma de explicação foi simples e objetiva, irá me ajudar muito em meu estudo de Arte.
ResponderExcluirMuito bom 👏 Parabéns pelo blog
ResponderExcluirUau! Lindo trabalho! Me ajudou muito!
ResponderExcluirPfv me ajude em fazer uma introdução e uma conclusão falando sobre esse assunto pfv!
ResponderExcluirMe ajudou muito a estudar para a prova de Artes Muito obrigada
ResponderExcluirObrigado me ajudou muito para fazer meu roteiro de estudo e para eu fazer a prova e agora tirei 10 valeu Deus te abençoe
ResponderExcluirGostei muito, a visitinha no seu blog ajudou muito em meu planejamento.
ResponderExcluirSe puder fais sobre volume e espaço
ResponderExcluirValeu me ajudou muito VC é 10
ResponderExcluirAmei seu trabalho... me ajudou muito na preparação das aulas com os pequenos... ficaram encantados ... muito obrigada...Deus te abençoe em tudo
ResponderExcluirEssa resposta me ajudou muito,eu agradeço vocês muito obrigado
ExcluirBom
ExcluirSalvo atividade avaliativa 💞💞💞💜
ResponderExcluirMuito bom, material completo e útil, grata
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirVlw ajudou muito
ResponderExcluir
ResponderExcluirVlw a ajuda vou precisar na minha prova
Muito bom..útil.Gostei.Grata!
ResponderExcluirExcelente!!! Aprendi muito!! Obrigada !!
ResponderExcluirMe salvou ,conseguir fazer meu trabalho e entender o assunto parabéns e brigado
ResponderExcluirAmei esse material parabéns!!
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirGratidão pelo material, Lilian! Estou usando para fazer material para meus alunos e sempre cito o endereço do seu blog como fonte de pesquisa para eles.
ResponderExcluirDesenhos de arte
ResponderExcluirSalvou meu ponto
ResponderExcluirMinha prova
E salvou meu trabalho
Legal
ResponderExcluirObrigada por compartilhar seu conhecimento
ResponderExcluirLilian obrigado por compartilhar esse maravilhoso conteúdo, e desde já peço licença para utilizar como base para um vídeo no meu canal RM Arte no youtube.
ResponderExcluirAmei o blog! Parabéns.
ResponderExcluirAmeeeei o blog. Gratidão por compartilhar ensinamentos!!
ResponderExcluirLegal ficou um amor o blog 🙂🙂♥️♥️
ResponderExcluirAmei blog
ResponderExcluirótimo
NOSSA! Tenho prova amanhã e você me salvo!! OBG
ResponderExcluirMe ajudou um pouco na prova vlw 🤏😉🤙
ResponderExcluirmaterial muito rico em informações, parabéns !!! gostamos muito da leitura
ResponderExcluirMelho site do mundo
ResponderExcluirExcelente!!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom mesmo.
ResponderExcluirMuito bomm
ResponderExcluirParabéns! Me ajudou muito. Obrigada!!
ResponderExcluirAjudo no meu trabanho de escola
ResponderExcluirAjudou muito, obrigado
ResponderExcluirAjudou muito na escola levei cem
ResponderExcluirMuito bem explicado. Obrigado pela contribuição!
ResponderExcluir